Crowdsourcing: Coletividade ao seu alcance
Devido ao crescente número de usuários de Internet, a mobilidade dos ambientes de trabalho, as mídias sociais e as alterações no ambiente da economia, será lançado no Brasil um fenômeno denominado CROWDSOURCING. Nos Estados Unidos e Europa o conceito já é bem difundido e proporciona inúmeros benefícios como a redução de custo de mão-de-obra, de desenvolvimento e de pesquisa.
O Crowdsourcing conceitua-se como a utilização de habilidades e o know-how (conhecimento) de um grupo de pessoas, voluntárias ou remuneradas, utilizando as redes sociais públicas ou privadas, com a finalidade de criar produtos, solucionar problemas, adicionar conteúdos em sites ou até mesmo testes de produtos e páginas da web. Este termo divide-se em cinco categorias:
Crowdfunding: São sites com a finalidade de ajudar uma empresa ou indivíduo a receber financiamento.
Conhecimento distribuído: Consiste em sites públicos onde são agregadas várias fontes de dados e infor-mações para um projeto.
Nuvem de trabalho: Um grupo virtual dedicado ao desenvolvimento de um projeto.
Criatividade coletiva: Uma comunidade on-line com a finalidade de desenvolver conteúdos relacionados a artes.
Inovação aberta: Utiliza recursos externos com a intenção de gerar ideias ou inovar os processos de uma empresa.
Em um projeto de crowd de uma grande empresa, não se precisa, necessariamente, utilizar as redes sociais, podendo-se criar uma plataforma interna para um ou vários grupos de especialistas. Um item muito importante para alcançar o sucesso em um projeto consiste em obter a empatia dos colaboradores, sentindo-se parte da empresa e, dessa forma, realizar uma melhor colaboração.
Pequenas empresas também utilizam o conceito, pois, pode auxiliar e muito na viabilização da criação e atualização do portfolio da sua empresa, ajudando na redução de custos, arrecadando
fundos ou melhorando o seu produto.
Os primeiros cases nacionais onde foram aplicado o modelo de produção coletivo e voluntário foram os blogs, onde as pessoas postavam os problemas, as soluções de problemas, testes de produtos, dicas de utilização, entre outros. O Wikipedia foi um case mundialmente conhecido, onde foi criada uma base de dados imensa contendo diversos assuntos alimentados pelos usuários.
O Crowdsourcing não se limita a ser apenas uma ferramenta colaborativa, possibilitará benefícios pessoais ou empresariais como nos exemplos a seguir:
– Pesquisa de opinião: As empresas podem incluir uma pesquisa sobre um determinado produto em fóruns, blogs ou redes sociais, com a finalidade de saber se o público irá adquirir, se atenderá as expectativas ou até mesmo para obter opiniões sobre as possíveis melhorias.
– Criação de sites e logos: Existem sites especiali-zados, onde você especifica sua empresa, ramo, área atendida, cores e publico a ser atingido, onde os designers cadastrados irão enviar as criações, na qual você escolhe a mais aderente a sua empresa e paga apenas o profissional responsável pela produção.
– Design e produção de produto: Devido ao alto custo de criação e produção de um produto, as empresas ou pessoas podem utilizar o Crowdsourcing, funcionando como meio eficaz para entender as necessidades do cliente, antes de investir no desenvolvimento do produto.
Devido a sua crescente utilização, o crowdsourcing irá se tornar um modelo de negócio, viabilizando a entrada de novas companhias no mercado devido às suas ferramentas na qual ajudam a diminuir dos custos, auxiliam no desenvolvimento de novos serviços ou produtos e, principalmente, agregam valor ao derrubando as barreiras entre a sua empresa e o seu cliente.
Autor: Edson Inague tem 10 anos de experiência em TI. Atua como gestor de Infraestrutura e Suporte em TI. Formado como técnico eletrônico. Formado no curso de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação. Certificado Cobit.