Conheça os pontos fortes da automação em um supermercado
Veja como a tecnologia da informação pode auxiliar na gestão de uma empresa

A tecnologia pode ainda dar suporte à entrada da mercadoria, se o supermercado tiver padronizado os processos de recepção e de discriminação de produtos. Pode também atuar automaticamente em cálculo de custo, controle de estoque, formação do preço de venda, contas a pagar, livros contábeis, enfim, em toda a complexa rede de tarefas que fazem do dia a dia de uma organização de varejo um desafio para o gestor.
A automação pode auxiliar, por exemplo, nos casos de bonificações concedidas pelo fornecedor que se perdem na administração do dia a dia de um supermercado. O software de gestão apropriado para uma empresa deve ter uma previsão para esse tipo de receita e o supermercado precisa ter o registro adequado para as bonificações, que podem até gerar promoções na loja.
Outra vulnerabilidade da operação de uma loja é a ruptura, que revela problemas na gestão do estoque. Quando falta o produto na gôndola, a tendência do consumidor é comprar outra marca ou procurar o item na concorrência. Com a automação, esse é um problema que pode ser evitado.
A concorrência, além da gestão interna da loja, é outro fator para a qual a automação se torna fundamental, sobretudo nos pequenos negócios. Saber os preços e promoções que estão sendo aplicados pela concorrência também é outro ponto forte da automação.