A evolução da Tecnologia da Informação e os novos desafios do Gestor de TI
Os computadores nos anos 50 eram utilizados apenas para uso militar, do governo e algumas universidades. Nos anos 60 predominou os Centros de Processamento de Dados (CPD), ambientes de acesso controlado,onde ficavam instalados os mainframes, computadores de grande porte, usados para processar grandes volumes de informação. Os demais departamentos não possuíam muito contato com o CPD a não ser pelos relatórios impressos com informações processadas. No fim dos anos 70, a arquitetura dos CPDs se manteve e as decisões referente a tecnologia da empresa era de responsabilidade do gestor de processamento de dados.
Os investimentos da área de informática eram analisados pelo setor financeiro. O gestor de processamento de dados precisava ter apenas competência e conhecimentos técnicos. Sem estar alinhado com os demais departamentos e somente preocupado em desenvolver funções técnicas e novos algorítimos, não havia uma preocupação em atender os anseios das outras áreas e nem a estratégia de negócio da empresa, a TI era vista apenas como uma despesa, ou seja um mal necessário. No início de 90 os CPDs começam a dar lugar a um novo conceito de tecnologia, que valorizava mais as informações como fonte de valor para o negócio, aos poucos os mainframes, computadores enormes e complexos de se operar, dão lugar aos computadores servidores de aplicação. Em algumas organizações o uso dos mainframes continuou para operações complexas contendo particularidades específicas do negócio. As redes de terminais ligadas aosmainframes começaram a ser trocados por terminais clientes e PCs, computadores menores podendo ser operados de forma mais simples por usuários com pouco conhecimento de informática. Passa a prevalecer o modelo cliente/servidor onde todos os departamentos da organização começa a ter acesso à informação.As organizações começam enxergar a informática como Tecnologia da Informação e dessa forma surgem as aplicações empresariais (ERP, BI e CRM), sistemas para gestão de empresas, inteligência de negócios e relacionamento com o cliente. O principal foco da tecnologia é a vantagem competitiva diante da concorrência. A área de informática não é mais vista como um fato gerador de despesa e torna-se uma área essencial que possibilita a empresa tornar-se eficiente, competitiva e alinhado com o novo cenário econômico imposto pelo mundo globalizado.
A tecnologia da informação (TI) está em constante evolução, todos os dias e no ambiente empresarial não se faz diferente, cada vez mais ela fica complexa. Realizar a gestão de forma adequada nesse ambiente bastante dinâmico, tornou-se a chave para as empresas obterem o retorno desejado sobre os investimentos. Alcançar os objetivos do negócio também considera-se um dos principais desafios do Gestor de TI de hoje em dia. Com a grande necessidade das empresas manterem-se competitivas aquele profissional da época do CPD, com grande conhecimento técnico tornou-se o Gestor de TI da atualidade, dinâmico, voltado aos negócios e habilitado para gerenciar os recursos de TI de forma alinhada com a estratégia da organização, agora no Datacenter, o novo ambiente dos servidores de aplicação.
A união da informática com as telecomunicações tornou realidade o conceito de globalização, permitindo as organizações quebrar suas fronteiras para o mundo apenas com o click no mouse. Em seguida, a convergência tecnológica permitiu termos as funcionalidades de telefone, agenda eletrônica, internet, computador, games, televisão, GPS, música, vídeos em apenas um único dispositivo. Para um usuário caseiro fica difícil assimilar muitas mudanças em pouco espaço de tempo, para o Gestor de TI de uma empresa, isso, significa em um enorme e constante desafio. Os atuais parques de máquinas de diferentes fabricantes e modelos, sistemas legados e redes são enormes e estão em evolução contínua. Com a soma desses fatores cada vez mais, o profissional de TI, não pode ter apenas conhecimentos puramente técnicos, mas principalmente conhecer da estratégia de negócios da organização para dar rápida resposta as necessidades do cliente. Com base nesse novo contexto, o Gestor de TI precisa reinventar-se, tornando-se mais dinâmico e aberto, menos técnico e fechado como era crucial num passado não muito distante.
Essencialmente se faz necessário saber lidar com pessoas e fornecedores, uma vez que atualmente é comum terceirizar serviços de TI. Estar atento a rapidez com que as informações influenciam nos negócios, atender a demanda de um mundo global e muito bem informado, é sem dúvida os maiores desafios do Gestor de TI do futuro.
Altivo de Almeida, administrador, possui experiência de 14 anos na área de AIDC, Automação, Identificação e Coleta de Dados. Certificado Cobit 4.1, pela Isaca, é Técnico em Processamento de Dados, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação.